A recessão gengival é caracterizada pela expansão da raiz dentária devido à migração da margem da gengiva. Clinicamente o paciente nota um aumento do tamanho dos dentes e uma maior sensibilidade dentária durante a ingestão de doces e alimentos frios.
A inflamação é a principal causa desta mudança de posição da margem gengival, sendo ela em resposta a um excesso de força durante a escovação do paciente ou devido ao acúmulo de placa bacteriana.
A gengiva adquire ferimentos e podendo vir a apresentar sangramento. Assim, recomenda-se sempre uso de escova de cerdas macias ou extra-macias e uma correta técnica de higienização oral com o uso do fio dental e fricção apropriada, não muito forte para não gerar ferimentos ou a recessão gengival.
Caso você tenha apresentado algum dos sintomas apresentados nessa postagem, observe se a sua escovação está sendo realizada corretamente e consulte o seu dentista.
Gostei muito das informações… inclusive as usei em meu blog, onde trato exatamento do problema da paranóia higiênica que nos acomete hoje em dia.
Com uma dentista me dando aval, fica difícil alguém contestar. 😉
Obrigada, Gustavo! É bom saber que estamos sendo úteis. 🙂
Muitoobrigado pela dicas