“Na hierarquia dos mágicos profissionais, logo abaixo dos médicos-feiticeiros no que diz respeito ao prestígio, estão os especialistas cuja designação pode ser traduzida por “sagrados-homens-da-boca”. Os Nacirema têm um horror quase que patológico, e ao mesmo tempo fascinação, pela cavidade bucal, cujo estado acreditam ter uma influência sobre todas as relações sociais. Acreditam que, se não fosse pelos rituais bucais seus dentes cairiam, seus amigos os abandonariam e seus namorados os rejeitariam. (…) As pessoas procuram o mencionado sacerdote-da-boca uma ou duas vezes ao ano.” (Ritos Corporais entre os Sonaciremas)
Apesar do caráter de estranhamento presente nesse texto de Horace Miner, ele aborda a importância da profissão de dentista para uma sociedade que depende da boca para falar, comer, beber, respirar, se relacionar e expressar.
Nesse sentido, para homenagear uma profissão que se torna essencial para a nossa sociedade, durante essa semana em que comemoramos o dia do dentista – mais precisamente hoje, dia 25 de outubro –, publicaremos depoimentos em vídeo de alguns profissionais falando um pouco sobre as suas próprias experiências na área.
O primeiro já pode ser visualizado aqui no post:
A Dra. Simone Carrara atua na área odontológica há 21 anos. É especialista em Disfunções Temporomandibulares e faz parte do Centro de Odontologia Integrada que alimenta este blog.
PARABÉNS pelo seu dia!!!
Pena que não consegui visualizar o depoimento.
Qual foi o problema, polliana? Por que não deu pra visualizar?
Cara Dra. Simone,
Saudades de vc….
Aqui de Rôndonia torço muito por vc e sua equipe, que fazem um trabalho maravilhoso na área de DTM.
Abços,
Val