A Fisioterapia é uma profissão que tem como foco a recuperação física de pessoas com inúmeras patologias de origem musculoesquelética, neurológica, cardiopulmonar e uroginecológica que se manifestam basicamente por dois sintomas: dor e perda de função.
Ela se utiliza de uma extensa gama de recursos para tratar os mais diversos acometimentos: a crioterapia, uso de gelo para diminuição da dor; e a termoterapia, uso de compressas quentes; recursos eletroterápicos e fototerápicos (lasers, raios infravermelhos e ultravioleta); a tão conhecida massoterapia (uso de massagens); e cinesioterapia, que consiste em alongamento, exercícios de fortalecimento muscular, ginástica passiva, etc.; além de vários métodos difundidos como: RPG, Pilates, Quiropraxia, Osteopatia, Hidroterapia, Bobath, Kabat e muitos outros. Cada recurso ou método visa restabelecer e/ou facilitar o equilíbrio físico.
Na DTM, a fisioterapia tem um papel fundamental no alívio de muitos dos sinais e sintomas como: dor na ATM relacionada ao movimento, dores musculares na face e pescoço, limitação dos movimentos da ATM e cervicais, alterações de postura (principalmente postura de cabeça), estalido articular da ATM e algumas cefaléias.
Se fôssemos realizar, por exemplo, um tratamento fisioterápico em um paciente que apresenta estalo e limitação de movimento das ATMs, primeiramente deveríamos submetê-lo a uma avaliação do grau do estalido (graus 1, 2 ou 3), do equilíbrio dos músculos da mastigação pela palpação e a testes específicos, da amplitude da limitação articular, dos desvios de abertura e da postura de cabeça. Posteriormente no tratamento poderiam ser utilizados mobilização articular intra-bucal, ou seja, movimentação manual da articulação para aumento da amplitude de movimento; exercícios para potencializar a contração e favorecer a coordenação muscular com o objetivo de evitar desvios de abertura e indiretamente diminuir o estalido; exercícios posturais para corrigir postura anterior e desvios laterais de cabeça; técnicas quiropráticas para aumentar a amplitude de movimento cervical (se estiver diminuída); além de outros recursos que podem variar com os sintomas e grau de acometimento de cada paciente.
O objetivo de todo o tratamento fisioterapeutico é equilibrar a musculatura que envolve a ATM e o sistema mastigatório, aliviar as dores ocasionadas pela DTM, reestabelecer as funções musculares e a amplitude articular, prevenir o aparecimentos de outros sinais e sintomas, promover uma mudança de comportamento no paciente, dando-lhe consciência funcional e postural; e proporcionando-lhe uma melhoria significativa no seu quadro de disfunção e consequentemente na sua qualidade de vida.
Importante
A Fisioterapia sozinha não vai resolver o seu problema de disfunção da ATM (DTM). É fundamental que o fisioterapeuta faça parte da equipe que trata a disfunção e seja um ativo complementar ao tratamento. Converse com o seu dentista.
inpressão:
Alterações degenerativas bilaterais, com importante redução na movimentação dos côndilos, principalmente do esquerdo, á abertura bucal.
Sinais de luxação anterior dos menicos, com rotura do direito.
A Fisioterapia é muito importante nos tratamentos de DTM, mas ressalto também a importância da adequação funcional da mastigação/deglutição que estão ligados diretamente com as DTM, sendo necessário uma avaliação Fonoaudiológica. Parabéns pela matéria!
MinhA pergunta é: qualquer tipo de DTM pode receber procedimento fisioterapico
João, nem todos os tipos de DTM necessitam de tratamento fisioterápico. A forma de tratamento depende do diagnóstico obtido junto ao especialista.
Sim, João Evandro…qualquer tipo de DTM pode ser acompanhada por um fisioterapeuta, porém na maioria dos casosnós não resolvemos o problema, apenas diminuimos o desconforto e a dor.
Concordo com a equipe clínica, pois nem toda DTM necessita de tratamento fisioterapeutico.
Tenho DTM,estou fazendo fisioterapia,não vejo resultados.O que devo fazer/?
Rosiana,
Existem casos que não se resolvem apenas com a fisioterapia. Talvez o tratamento com fisioterapia não seja suficiente para controle dos sinais e sintomas da sua DTM. Procure novo acompanhamento com um dentista especialista em DTM/DOF para reavaliação do seu diagnóstico e possível mudança de tratamento.
Equipe Clínica.
olá!
Tenho DTM e sofro muito ainda com as dores na cabeça,olhos e nas articulação.o que deve fazer para melhora a dor?
At,
Selma
Selma, é importante um correto diagnóstico para determinar o melhor tratamento para o seu caso. De um modo geral, evite os hábitos parafuncionais que prejudicam a ATM, como roer unhas, apoiar o queixo, morder o lábio; mantenha os dentes desencostados durante o dia e a postura correta ao trabalhar no computador. E procure o seu dentista especialista em DTM/DOF.
Gostei bastante do seu blog. Legal o conteudo. Parabéns
🙂