Sobre a Ortodontia
A Ortodontia é a especialidade odontológica relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.
Existem três tipos básicos de abordagem dentro da especialidade, a ortodontia preventiva e interceptativa, a ortodontia corretiva, e os tratamentos orto-cirúrgicos.
A primeira baseia-se na prevenção e interceptação de possíveis problemas nas dentições decídua e mista, que podem estar associados a hábitos deletérios, perdas precoces de dentes de leite, más-formações dentárias ou crescimento facial desfavorável. Em geral são utilizados aparelhos ortopédicos, aparelhos ortodônticos removíveis ou ainda aparelhos ortodônticos fixos parciais.
A Ortodontia Corretiva, normalmente indicada após a troca de todos os dentes decíduos, visa, por meio de aparelhos fixos metálicos ou estéticos, a correção do posicionamento dos dentes permanentes através do alinhamento e nivelamento dos arcos dentários, e adequação da oclusão. Também podem ser utilizados alinhadores transparentes em alguns casos mais simples.
Os tratamentos orto-cirúrgicos envolvem a associação entre ortodontia e cirurgia ortognática, e buscam a harmonia facial e entre as bases ósseas (Maxila e Mandíbula), devolvendo desta forma, o equilíbrio estético e funcional.
Um belo sorriso, harmonia facial e uma oclusão equilibrada são objetivos da Ortodontia e Ortopedia Facial. Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.