Sobre a Ortodontia

A Ortodontia é a especialidade odontológica relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.

Existem três tipos básicos de abordagem dentro da especialidade, a ortodontia preventiva e interceptativa, a ortodontia corretiva, e os tratamentos orto-cirúrgicos.

A primeira baseia-se na prevenção e interceptação de possíveis problemas nas dentições decídua e mista, que podem estar associados a hábitos deletérios, perdas precoces de dentes de leite, más-formações dentárias ou crescimento facial desfavorável. Em geral são utilizados aparelhos ortopédicos, aparelhos ortodônticos removíveis ou ainda aparelhos ortodônticos fixos parciais.

A Ortodontia Corretiva, normalmente indicada após a troca de todos os dentes decíduos, visa, por meio de aparelhos fixos metálicos ou estéticos, a correção do posicionamento dos dentes permanentes através do alinhamento e nivelamento dos arcos dentários, e adequação da oclusão. Também podem ser utilizados alinhadores transparentes em alguns casos mais simples.

Os tratamentos orto-cirúrgicos envolvem a associação entre ortodontia e cirurgia ortognática, e buscam a harmonia facial e entre as bases ósseas (Maxila e Mandíbula), devolvendo desta forma, o equilíbrio estético e funcional.

Um belo sorriso, harmonia facial e uma oclusão equilibrada são objetivos da Ortodontia e Ortopedia Facial. Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.

O tratamento ortodôntico

Após a realização de consulta ortodôntica para conhecimento das queixas do paciente, identificação dos problemas a serem corrigidos e suas possiveis opções de tratamento, além do tempo médio estipulado para isso, é solicitada a documentação ortodôntica para complementação do diagnóstico e composição final do plano de tratamento a ser executado.

A partir de então, após a aceitação e escolha dos tratamentos propostos, dá-se o início do tratamento dentro dos mais variados tipos de maloclusão existentes.

Tratamento com Invisalign

Com os alinhadores invisíveis da Invisalign é possível corrigir o alinhamento dos seus dentes de maneira discreta e confortável, por meio de um alinhador removível, sem a necessidade dos fios e bráquetes fixos dos aparelhos convencionais.

É uma tecnologia inovadora que vem para mudar a experiência ortodôntica para você, paciente, e que pode ser aplicada em diferentes situações.

Vantagens do Tratamento Invisalign


Discrição Inigualável
Os alinhadores Invisalign são praticamente invisíveis, permitindo que você sorria com confiança durante todo o processo de tratamento, sem preocupações com a aparência tradicional dos aparelhos.

Conforto Excepcional
Diga adeus aos desconfortos causados por fios e bráquetes. Os alinhadores Invisalign são suaves e projetados para se encaixarem perfeitamente em sua boca, minimizando qualquer irritação.

Manejo Prático
A possibilidade de remover os alinhadores facilita a sua alimentação, bem como a higienização dos dentes e a manutenção de uma rotina de escovação e uso do fio dental eficaz, ao contrário dos aparelhos fixos.

Resultados Previsíveis
Com a tecnologia avançada do Invisalign, você poderá visualizar o plano de tratamento desde o início, compreendendo como seus dentes irão se mover ao longo do tempo, e tendo uma expectativa clara dos resultados.

Dúvidas frequentes sobre ortodontia

Não existe uma idade ideal, uma intervenção precoce ou não vai depender do tipo de maloclusão apresentada pelo paciente. Uma primeira avaliação pode ser feita com aproximadamente 7 anos de idade, permitindo que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico e planeje algum tratamento, se necessário. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem num outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico.

Em algumas situações o ortodontista precisa solicitar extrações dentárias para obter uma oclusão estável e uma harmonia facial. Geralmente são solicitadas as extrações quando existe falta de espaço para um correto alinhamento e nivelamento dos dentes ou quando estão muito projetados (inclinados para frente).

O tratamento ortodôntico usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da maloclusão original, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.

Nossos Especialistas

Dr. Daniel Biill

Ortodontista | CRO: 5557 DF

  • Graduação em Odontologia, Universidade de Ribeirão Preto – SP
  • Pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial
  • Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia
  • Ortodontia preventiva e Interceptativa – FORP/USP
  • Pós-graduação em ortodontia e ortopedia facial – UFBA
  • Credenciado em aparelhos alinhadores estéticos

Entre em Contato

Dúvidas sobre ATM, odontologia estética ou outros tratamentos da clínica?

Via L2 Sul - SGAS 610 - Bloco 1 - Centro Médico Lúcio Costa, Sala 11 - Asa Sul, Brasília

(61) 99646-6160
(61) 3245-1016

Agende uma Consulta

Outras Especialidades

Odontologia Estética

Restaurações, clareamento dental, facetas estéticas, coroas de porcelana e implantes são os recursos mais utilizados dessa especialidade.

Periododontia

Especialidade odontológica que engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

Implantodontia

Especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes.

Odontopediatria

Responsável pelas principais orientações às gestantes, pela educação em saúde bucal, prevenção e tratamento odontológico em bebês e crianças.

Ronco e Apneia

Distúrbios do sono podem ser tratados hoje por técnicas da Odontologia desenvolvidas por especialistas dessa área.

Fisioterapia

Estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.