Sobre a Implantodontia

Especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes, por meio da instalação cirúrgica de implantes sobre os quais, posteriormente, será adaptada peça protética.

Os implantes dentários são pinos feitos em titânio que tem como objetivo substituir a raiz de um ou mais dentes perdidos e dar suporte a uma prótese que pode ser unitária ou múltipla.

FONTE (imagem): www.neodent.com.br

LEGENDA:

  1. Coroa dentária natural
  2. Raiz do dente natural
  3. Componente protético (intermediário)
  4. Coroa protética
  5. Implante Dentário

Protocolo e/ou Tratamento

O tratamento consiste na instalação do implante, que tem formato semelhante ao de um parafuso. Durante o procedimento cirúrgico o implante é fixado no osso alveolar. No pós operatório é indispensável que o paciente siga todas as orientações informadas pelo especialista.

Durante as semanas seguintes ocorre uma migração e adesão de células osteogênicas (formadoras de tecido ósseo). Esse processo é importante para a criação de novo tecido ósseo ao redor do pino do implante, inclusive entre as roscas, o que ajuda na sua fixação, estabilização e manutenção. Alguns modelos de implantes mais modernos também possuem propriedades químicas que favorecem e aceleram esse processo.

Após a osseointegração o implante está apto a receber a prótese e ,por consequência, receber carga. Esse recurso devolve a estética, fonética e a função mastigatória. A implantodontia evoluiu expressivamente e tem sido largamente utilizada para aumentar o desempenho do aparelho mastigatório e oferecer belos resultados estéticos. O índice de sucesso é altíssimo e o grau de desconforto do procedimento tem sido cada vez menor o que encoraja muito os pacientes. Na maioria dos casos o comentário mais comum entre os indivíduos reabilitados é o arrependimento de não terem buscado os recursos oferecidos pela implantodontia/prótese dentária antes.

Dúvidas frequentes sobre implantodontia

Não necessariamente, o profissional irá avaliar o número de dentes perdidos e a quantidade óssea. Após a perda dos dentes o rebordo alveolar inicia um processo de reabsorção, isso diminui a quantidade de osso disponível para instalação dos implantes o que pode inviabilizar a colocação de um implante para cada dente. Entretanto, dependendo do implante utilizado, da técnica aplicada e do volume de osso, um cilindro implantado pode receber 2 dentes na etapa da prótese.

Não. A cirurgia é feita com anestesia local e o procedimento de instalação é indolor. Durante o pós-operatório o paciente pode sentir algum desconforto na região operada, mas se comparado com uma extração dentária o pós-operatório é mais tranquilo desde que o paciente siga as orientações após a cirurgia. Em alguns casos, quando forem feitos múltiplos implante ou quando o paciente tem medo do procedimento, a clínica conta com o apoio de médico que realiza a sedação e monitoramento no transoperatório.

Uma prótese provisória que pode ser fixa ou removível, de acordo com cada caso, é instalada assim que a cirurgia finaliza.

Não. As contraindicações para a cirurgia são condições físicas que possam afetar o processo de cicatrização do osso ou dos tecidos moles. Uso de determinados remédios, diabetes descompensada.

Nossos Especialistas

Dr. Daniel Oliveira

Cirurgião-Dentista | CRO: 10062

  • Graduação em Odontologia, UnB
  • Especialização em Implantodontia, Unesp
  • Workflow em Odontologia Digital: Sistema CAD/CAM, Dentsply Sirona
  • Credenciado do Programa coDiagnostiX para Cirurgia Guiada; Straumann Dental Implant System.

Entre em Contato

Dúvidas sobre ATM, odontologia estética ou outros tratamentos da clínica?

Via L2 Sul - SGAS 610 - Bloco 1 - Centro Médico Lúcio Costa, Sala 11 - Asa Sul, Brasília

(61) 99646-6160
(61) 3245-1016

Agende uma Consulta

Outras Especialidades

Odontologia Estética

Restaurações, clareamento dental, facetas estéticas, coroas de porcelana e implantes são os recursos mais utilizados dessa especialidade.

Periododontia

Especialidade odontológica que engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

Ortodontia

Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.

Odontopediatria

Responsável pelas principais orientações às gestantes, pela educação em saúde bucal, prevenção e tratamento odontológico em bebês e crianças.

Fisioterapia

Estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e sistemas.

Ronco e Apneia

Distúrbios do sono podem ser tratados hoje por técnicas da Odontologia desenvolvidas por especialistas dessa área.