Fisioterapia

A Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biomecânica, da sinergia funcional, dentre outros.

O fisioterapeuta é habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Fisioterapêutico), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

O fisioterapeuta integra a equipe multiprofissional, assim, sua participação no tratamento das Disfunções Temporomandibulares é indispensável.

Fisioterapia para tratamento da DTM​

A abordagem fisioterapêutica na Disfunção Temporomandibular segue os princípios de organização biomecânica, abrange terapias manuais musculoesqueléticas e engloba:

  • Técnicas de reeducação postural
  • Orientações ergonômicas
  • Exercícios respiratórios
  • Alongamento e fortalecimento muscular
  • Mobilização articular – mobilização cervical passiva e mobilização de cintura escapular
  • Cinesioterapia mandibular orientada
  • Liberação miofascial e intraoral
  • Exercícios proprioceptivos
  • Compressão isquêmica de ponto-gatilho

Dúvidas frequentes sobre fisioterapia

Estudos demonstram que os sinais e sintomas cervicais parecem estar relacionados à severidade da DTM. A presença de tais sintomas na região cervical colabora para que o quadro de dor e disfunção se agrave. Cria-se assim um desarranjo muscular devido à má postura e sobrecarga. Dessa forma temos hiperatividade de alguns músculos superficiais, encurtamento muscular, além de fraqueza da musculatura estabilizadora profunda da coluna cervical.

A Fisioterapia pode ajudar no manejo da dor cervical, modificando fatores de risco através da adequação postural, do fortalecimento muscular, da estabilidade segmentar da coluna, da liberação miofascial, da mobilização articular e descompressão de “trigger points”.

Deitar-se completamente de lado é a melhor opção para dormir. Ao adotar esta posição, as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral estarão bem alinhadas, a circulação sanguínea é facilitada, além de favorecer um bom trabalho respiratório.

A atuação fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgia ortognática tem como objetivos restaurar a função da articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas, reduzir os sinais flogísticos- edema, dor ao toque, rubor, calor- típicos do processo inflamatório, evitar contraturas articulares e formação de aderências teciduais.

A assistência fisioterapêutica inicia-se com a Avaliação realizada no período de pós-operatório imediato. Durante a fase de tratamento, recursos de intervenção consistem em: drenagem linfática, terapia manual na coluna cervical, exercícios de mímica facial, liberação miofascial e mobilização mandibular. Além de exercícios isométricos, ativo-assistidos e alongamento muscular.

 

Nossos Especialistas

Dra. Yara Marques

Fisioterapeuta

  • Bacharelado em Fisioterapia, UnB
  • Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde, UnB
  • Conceito MULLIGAN de Terapia Manual, Avançado
  • Aperfeiçoamento em DTM e Dor Orofacial, ISCP
  • Manejo em DTM’s, Dores Orofaciais e Cirurgias Maxilofaciais

Entre em Contato

Dúvidas sobre ATM, odontologia estética ou outros tratamentos da clínica?

Via L2 Sul - SGAS 610 - Bloco 1 - Centro Médico Lúcio Costa, Sala 11 - Asa Sul, Brasília

(61) 99646-6160
(61) 3245-1016

Agende uma Consulta

Outras Especialidades

Odontologia Estética

Restaurações, clareamento dental, facetas estéticas, coroas de porcelana e implantes são os recursos mais utilizados dessa especialidade.

Periododontia

Especialidade odontológica que engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

Ortodontia

Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.

Odontopediatria

Responsável pelas principais orientações às gestantes, pela educação em saúde bucal, prevenção e tratamento odontológico em bebês e crianças.

Implantodontia

Especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes.

Ronco e Apneia

Distúrbios do sono podem ser tratados hoje por técnicas da Odontologia desenvolvidas por especialistas dessa área.