Bruxismo

Bruxismo é um comportamento/ hábito parafuncional onde o paciente range, bate, aperta e toca os dentes ou segura e tensiona a mandíbula na mesma posição. Pacientes com ausência completa de dentes também podem apresentar bruxismo.

O hábito do bruxismo é mais comum do que imaginamos e acontece de forma involuntária com envolvimento do nosso Sistema Nervoso Central (SNC), não sendo causado por fatores anatômicos como a oclusão.

É dividido em alguns tipos. Os mais conhecidos são do sono e da vigília – não usamos mais os termos da noite ou do dia, pois podemos dormir de dia e apertar os dentes, ou mesmo passar horas acordados à noite e também apertar os dentes. Em cada caso o paciente irá apresentar condições diferentes, fisiopatologias diferentes, diagnósticos diferentes e também diferentes tipos de controle.

Os sinais/sintomas mais comuns do bruxismo incluem desgastes, trincas, fraturas e sensibilidade nos dentes, marcas na lateral da língua e nas bochechas (linha alba).

Comumente a Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) está mais associada ao bruxismo da vigília, o que pode levar o paciente a relatar desconforto, cansaço ou dor muscular na face e cervical, dor de cabeça, deslocamentos e barulhos nas ATMs.

O bruxismo não tem cura, somente controle. As abordagens devem ser reversíveis e o bruxismo pode ser entendido como um sinalizador de outra condição de saúde.

Tratamento

Para o bruxismo do sono recomenda-se uma abordagem que envolve o uso da placa interoclusal durante o sono; orientações quanto a higiene do sono; e, quando necessário, psicologia e medicação para dor e relaxamento muscular. A placa interoclusal não reduz os eventos de bruxismo, mas tem um efeito transitório de diminuição dos episódios e protege os dentes e periodonto.

No controle do bruxismo da vigília deve-se conscientizar o paciente de seu hábito para que ele tente mudar o seu estilo de vida. Pode-se utilizar recursos visuais como adesivos e lembretes ou até aplicativos no celular que o ajudem a lembrar de desencostar os dentes ou contrair os músculos da mandíbula.

Os aspectos psicossociais devem ser investigados, o que pode levar a outras orientações. É comum a indicação de práticas como ioga e meditação, exercícios físicos, terapias físicas e psicológica, de acordo com cada caso.

Dúvidas frequentes sobre bruxismo

Sim! Estudos recentes confirmaram forte associação entre bruxismo do sono na infância e o desenvolvimento do bruxismo na fase adulta. Os estudos sugerem que as chances aumentam em até 8x. 

Não! As placas maleáveis (silicone) causam aumento significativo da atividade dos músculos envolvidos no processo de bruxismo. As placas são sempre confeccionadas em material rígido, devendo ser bem adaptadas e ajustadas para fácil uso e controle e evitar as consequências do hábito. Por isso, é super importante confeccioná-las com um especialista.

Normalmente o paciente imagina que passa horas sem parar apertando os dentes, mas o que os estudos comprovam é que geralmente o paciente faz em torno de 15 minutos em 8 horas de sono, pouco tempo comparado ao bruxismo da vigília.

Nossos Especialistas

Dra. Simone Carrara

Especialista em DTM | CRO: 2725 DF

  • Cirurgiã-dentista graduação UnB
  • Residência Clínica na Suíça
  • Especialista em DTM e Dor Orofacial
  • Especialista em Dor Crônica, USP
  • Aperfeiçoamento no Tratamento Interdisciplinar de Dor, USP
  • Autora do I Termo de Consenso DTM
  • Corpo fundador da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF)
  • Fundadora do Programa PACTO, exclusivo para tratamento de pacientes com Disfunção Temporomandibular
  • Laser terapeuta, pela Academia Internacional de Laser em Dentística, sigla em inglês IALD/SP

Dr. Rodrigo Fernandes

Especialista em DTM | CRO: 10044 DF

  • Graduação em Odontologia, UnB
  • Especialista em DTM e Dor Orofacial, IEO – Bauru
  • Especialista em Reabilitação Oral, Instituto ARIA – DF
  • Laser terapeuta, Instituto ARIA – DF
  • Sócio fundador da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF)
  • Curso de Excelência em Resinas Compostas, Newton Fahl – Curitiba
  • Curso de Aperfeiçoamento em Toxina Botulínica e Preenchedores Orofaciais, ABO – GO
  • Professor convidado da Universidade de Brasília, Área de Prótese da Clínica Integrada 2 – 2017
  • Coordenador Programa PACTO, Centro Odontologia Integrada Simone Carrara

Entre em Contato

Dúvidas sobre Bruxismo, ATM/DTM, odontologia estética ou outros tratamentos da clínica?

Via L2 Sul - SGAS 610 - Bloco 1 - Centro Médico Lúcio Costa, Sala 11 - Asa Sul, Brasília

(61) 99646-6160
(61) 3245-1016

Agende uma Consulta

Outras Especialidades

Odontologia Estética

Restaurações, clareamento dental, facetas estéticas, coroas de porcelana e implantes são os recursos mais utilizados dessa especialidade.

Periododontia

Especialidade odontológica que engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que acometem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.

Ortodontia

Aparelhos ortodônticos e procedimentos preventivos, interceptativos, corretivos e orto-cirúrgicos são realizados de acordo com cada necessidade e idade dos pacientes.

Odontopediatria

Responsável pelas principais orientações às gestantes, pela educação em saúde bucal, prevenção e tratamento odontológico em bebês e crianças.

Implantodontia

Especialidade da odontologia dedicada a restabelecer a função da mastigação e estética perdidas devido à ausência de um ou mais dentes.

Ronco e Apneia

Distúrbios do sono podem ser tratados hoje por técnicas da Odontologia desenvolvidas por especialistas dessa área.