A Rede Globo de Televisão vem apresentando uma série de reportagens sobre doenças como hipertensão e diabetes. É provável que você conheça alguém que apresente algum ou mesmo os dois exemplos citados. O que tais doenças têm em comum é que começam a agir silenciosamente e, uma vez diagnosticadas, não têm cura. Felizmente, podem ser controladas.
A DTM entra na classificação de doenças sem cura. Rotinas estressantes; má postura; dificuldades para dormir; contração involuntária dos músculos do aparelho mastigatório; mastigação incorreta; falta de exercícios físicos, além de outros hábitos já mencionados aqui, são detalhes que fazem toda a diferença para a nossa qualidade de vida.
É extremamente importante manter os bons hábitos adquiridos a partir do tratamento e ir periodicamente ao especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial para que ele possa avaliar corretamente o andamento do seu caso. Pacientes que recebem alta devem voltar pelo menos a cada ano para realizar esse procedimento ou no período determinado pelo dentista.