Cuide da sua escova de dente

A primeira escova de dente de náilon surgiu nos EUA em 1938. Entretanto, a primeira escova de cerdas surgiu na China no final do século XV. Ela era feita de pelos de porco amarrados a pedaços de ossos ou varinhas de bambu. Já a escova mais antiga de que se tem notícia era na verdade um pequeno ramo com a ponta desfiada e foi encontrada numa tumba egípcia de 3000 anos a.C..

Como podemos perceber, a preocupação com a higiene bucal é muito antiga. Galhos, penas, ossos de animais, folhas aromatizadas, como hortelã, por exemplo, e até sabugo de milho podiam ser usados para limpar os dentes. Diz-se que Alexandre, o Grande, na época em que era aprendiz de Aristóteles, foi detalhadamente orientado sobre como limpar os dentes todas as manhãs com uma toalha de linho.

Hoje, felizmente, temos uma infinidade de opções de escovas de dente que se adaptam a cada indivíduo de acordo com sua idade e tamanho bucal. Entretanto, vale atentar para a necessidade de dar preferência sempre a escovas de cabeça pequena, com cerdas macias, polidas e arredondadas; sempre aliando a escovação ao uso indispensável do fio dental.

Atenção: Cuide da sua escova.

  • Não empreste.
  • Lave bem após cada escovação retirando o excesso de água das cerdas com uma batidinha da escova na pia (não secar com a toalha)
  • Guardá-la no armário onde estará menos sujeita às bactérias presentes no banheiro.
  • Troque sua escova de 3 em 3 meses.

OBS.: É interessante também que se troque de escova após períodos gripais evitando contato com possíveis microorganismos alojados nas cerdas.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *