Cerca de 5 milhões de dentes são perdidos por ano em atividades esportivas nos EUA. De fato, aqueles que praticam atividades esportivas estão mais propensos a sofrerem quedas, atritos diversos, machucados, dores musculares ou mesmo aplicarem excessiva pressão no fechamento da mandíbula. Pesquisas mostram que o risco de um esportista sofrer contusões orofaciais durante sua vida varia de 33% a 56%, principalmente no caso de esportes radicais (mountain bike, moto-cross, hockey inline, patins inline, skate), artes marciais (judô, jiu-jitsu, katatê), lutas (greco-romana, sumô) e esportes de quadra (voleibol, handebol, futebol de salão).
Felizmente a odontologia desenvolveu uma tecnologia que ameniza as consequencias das lesões adquiridas durante a prática esportiva conhecida como PIPA (Placa Intrabucal Para Atleta). A placa interoclusal é importantíssima na redução da sobrecarga contínua imposta aos dentes, estruturas e ATM – articulação temporomandibular – durante a prática esportiva, diminuindo a incidência de fratura dental, desgastes, retração gengival, dores musculares, dor na região cervical e dor de cabeça.
É importante ressaltar que estudos técnicos comprovaram a enorme diferença, em eficiência, conforto e estética, que há entre o protetor pré-fabricado “ferve-morde” e a placa individualizada, devido a preocupação do dentista em confeccionar de acordo com as características e modalidade esportiva do paciente.
Benefício Extra da
Placa Intrabucal Para Atletas
Não é preciso esforço para lembrarmos de imagens de indivíduos que, para conseguirem realizar tarefas que demandam força extrema, mordem um pedaço de pano. A Placa Intrabucal funciona a partir do mesmo princípio de maneira adaptada, além de oferecer a proteção já expecificada.
Segundo pesquisas, os atletas que utilizaram o equipamento tiveram um aumento substancial de até 20% no desempenho, melhorando a respiração, equilíbrio da estrutura corporal e autoconfiança.
Por todos esses benefícios, vários esportistas profissionais e amadores estão buscando a Odontologia Desportiva, como por exemplo, as jogadoras da seleção feminina de futebol, que utilizam as placas desde as Olimpíadas de Atenas em 2004. O jogador de futebol Cristiano Ronaldo usa protetor bucal para aumentar a potência do seu chute, bem como o jogador de golfe Tiger Wood que utiliza esse mesmo dispositivo com o propósito de aumentar o alcance de suas tacadas.