Como é Feito o Diagnóstico Correto da DTM?

O diagnóstico da DTM é eminentemente clínico , realizado pelo Cirurgião-Dentista especialista por meio de anamnese (história clínica) e exame físico intra e extrabucal. O diagnóstico deve ser classificado com base nos critérios internacionais DC/TMD (Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders).

Um diagnóstico preciso é vital para diferenciar a dor muscular da articular e de outras dores orofaciais.

Exame Clínico Prioritário: O especialista em DTM avalia a abertura e os movimentos da boca, palpa os músculos mastigatórios e a própria articulação para identificar a origem e a intensidade da dor.

Exames Complementares: Exames de imagem são utilizados para confirmar achados clínicos importantes e avaliar o estado das estruturas internas, se necessário, podendo ser realizada Ressonância Magnética (RM) ou Tomografia Computadorizada a depender das estruturas que se pretende avaliar. Em alguns casos, também pode ser solicitada uma Polissonografia para investigar a associação de distúrbios do sono ao bruxismo do sono e perpetuação dolorosa.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *