Sobre o Ronco e a Apneia
A Odontologia do Sono permite ao dentista atuar no tratamento dos distúrbios relacionados a problemas respiratórios durante o sono, como ronco e apnéia obstrutiva do sono (SAHOS).
A síndrome da apneia e hipopneia do sono (SAHOS) é um distúrbio respiratório crônico, progressivo, incapacitante, de alta morbidade e mortalidade, caracterizada pela obstrução parcial (hipopneia) ou total (apneia) das vias aéreas superiores. O seu aparecimento está associado a fatores genéticos e ambientais e pode agravar com o uso do álcool, drogas, sedentarismo, envelhecimento, respiração bucal, obesidade, hipertrofia de amígdalas e adenóide, decúbito dorsal, retrognatismo, macroglossia e outros. Estudos epidemiológicos têm sugerido que 2 a 4% da população sofrem desta síndrome e que sua prevalência vem aumentando devido a epidemia da obesidade. A população masculina apresenta maior prevalência com 9% entre os 30 e 60 anos de idade e as mulheres representam 4%.
Os indivíduos portadores da SAHOS apresentam comprometimento na qualidade e expectativa de vida. Dentre os sinais e sintomas está o ronco como principal marcador clínico; a sonolência excessiva diurna, sono não reparador; alterações das funções cognitivas no qual apresentam déficit de atenção, de memória e concentração; alterações das funções neuro- endócrinas e cardiovasculares; urina noturna; dor de cabeça matinal; alterações no humor e cansaço físico.