A ATM e o Beijo na Boca

Como a DTM pode prejudicar a prática de beijar na boca, trazendo consequências negativas aos nossos relacionamentos amorosos.

Ninguém sabe, ninguém viu, o primeiro beijo da história. Ou pelo menos ninguém registrou ou sobreviveu para contar o que acontecia na época que igualmente ninguém sabe quando era. De acordo com a Wikipedia, o mais antigo relato sobre o beijo, que ainda não era esse beijo de língua que nós conhecemos, remontam ao ano 2500 a.C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Na revista Super Interessante é citado que o texto indiano Kama Sutra, escrito entre 400 e 200 a.C., foi um dos primeiros a apresentar uma versão amadurecida sobre o assunto detalhando, inclusive, “os três tipos de beijo a que uma moça da época tinha acesso: o beijo “nominal”, no qual só poderia tocar a boca do amante com os lábios; o “palpitante”, que permite movimentar apenas o lábio inferior, e havia o de “toque”, no qual a moça está autorizada a passar a ponta da língua nos lábios do namorado.” (fonte)

Uma linda viagem é ir do nariz ao queixo bem devargazinho e parar no meio do caminho. (Autor Desconhecido)

No Brasil, a prática tem uma data oficial: 13 de abril. Todos sabemos que beijar faz bem, melhora o humor, queima calorias e movimenta 29 músculos da face, assim como a nossa tão conhecida articulação temporomandibular (ATM).

Muitos pacientes tem sérios problemas na hora de beijar na boca e não estamos falando de uma simples dor de cabeça que pode nos deixar sem vontade mas ainda permite que o beijo aconteça. Travamentos da mandíbula, estalos, limitações dos movimentos e consequente comprometimento da qualidade do beijo, dor, tudo isso pode acontecer na hora do beijo. Infelizmente, alguns parceiros podem não entender que, como diz a Gisela nesse link, tem dias que você não consegue beijar.

Tomar os cuidados necessários e realizar o tratamento corretamente é importante para evitar que o prazer de beijar esteja comprometido. Explicar e ajudar o parceiro a entender melhor o que você passa também ajuda bastante, não só pela compreensão em si, mas porque ele, ou ela, pode ajudar e estimular o cultivo de hábitos saudáveis que fazem a diferença no tratamento da disfunção da ATM (DTM) e também na vida dos dois.

E você, já teve algum problema desse tipo? Compartilhe com a gente.

Postado por Equipe Simone Carrara

Mais de 30 anos dedicados ao tratamento de disfunção da ATM - Articulação Temporomandibular - tornaram o Centro de Odontologia Integrada Simone Carrara referência nacional nessa especialidade.

  1. oi, estou muito preocupada, pois li os sintomas da DTMs e se encaixou exatamente com que eu sinto, eu tenho que procurar um profissional ? vou ficar com isso pro resto da minha vida?ou melhora com o tempo?
    muito obrigada.

    Responder

    1. Jessika,

      A boa notícia é que você agora tem consciencia de que o seu problema pode ser DTM. Há muitas pessoas que passam anos sofrendo até descobrirem. Sim, procure um profissional para que ele dê um diagnóstico preciso do seu caso. Ele irá ajudá-la a se livrar das dores e incômodos que você sente com o tratamento adequado.

      Cuide-se.
      🙂

      Responder

  2. Olá, eu tenho DTM e estou usando aparelho pra corrigir o problema, mas na hora de beijar estala, senão trava, o que posso fazer antes de beijar? Há algum exercício especifico?

    Responder

  3. Mariana
    Existe uma especialidade dedicada ao tratamento de ATM. É muito importante que receba as orientações do especialista depois que ele fizer sua avaliação. Tratamento ortodôntico corrige a sua oclusão e não necessariamente sua articulação, portanto é indispensável a presença do profissional da área DTM e Dor Orofacial na solução do seu problema. Sugiro a leitura do Termo do I Consenso em DTM.

    Equipe Clínica

    Responder

  4. estou usando um aparelho que meu denstista diz ser o (atm) , é um ferro qe vai corrigir a minha mordida . pega no dente de cima para baixo , dos dois lados.
    queria sabeer se vou conseguir beijar normalmente com esse aparelho ? , espero a resposta anciosa

    Responder

  5. Eu tava tendo estalos e a 1 semana minha mandígula meio q travou. O que faço?
    Tbm quero saber quais os tratamento da DTM (cirurgia ou fisioterapia foram as únicas q vi na net), tem cura? tratamento demorado?

    Responder

    1. Help,

      O mais adequado é que você procure um especialista em DTM para ele avaliar o seu caso. Não tente realocar a mandíbula sozinha. Quanto ao tratamento, atualmente, métodos invasivos, como a cirurgia, têm sido evitados nos tratamentos de disfunção da ATM. Na maioria dos casos, envolvem o uso de placas interoclusais, fisioterapia, psicoterapia, acupuntura, medicamentos e, em apenas alguns casos extremos, terapia oclusal – ortodontia, ajuste oclusal, prótese – ou cirurgia. O tratamento é demorado por se tratar de uma patologia crônica que envolve uma série de mudança de hábitos e não, não tem cura; mas sim o controle do seu quadro de sinais e sintomas.

      Responder

  6. Olá,gostaria de saber que profissional devo procurar primeiro, pois tenho DTM mais ainda não procurei um medico pra eu poder começar um tratamento, gostaria de saber também se os estalos vão sendo menos frequente de acordo com a evolução do tratamento adequado

    Responder

    1. Dara,

      É difícil dizer. Cada caso é um caso. As respostas dependem de como cada paciente reage ao tratamento. Sugerimos que procure um especialista em DTM para que ele faça a avaliação do seu caso e tire as suas dúvidas. No site da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF) existe uma lista com os profissionais especializados em DTM por estado. Basta acessar o link: http://sbdof.com/procure-um-especialista
      Esperamos que te ajude.

      Responder

  7. Olá! estou feliz por achar seus artigos, quanta informações legais, que bom que está compartilhando, parabens.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *