O brasileiro gasta cerca de 20% a mais de seu tempo na Internet do que a média mundial. Em 2007, eram 70 milhões de blogs ativos em todo o mundo e, de acordo com o site Technorati, surgiam mais 175 mil por dia. Para se ter uma idéia, por minuto, 270 mil palavras são postadas no Blogger.com.
Longe de querer ser só mais um no meio da multidão, este blog vem com o objetivo de tornar a saúde bucal algo mais relevante para os internautas brasileiros. O Brasil é o país com a maior concentração de dentistas do mundo e, ainda assim, grande parte da população considera os cuidados com a boca algo secundário. Prova disso, são os 13,43% de jovens entre 15 e 19 anos que nunca foi ao dentista.
Por isso, como forma de celebrar a estréia do blog, compartilhamos aqui a publicação do Termo do I Consenso em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM) pela revista Dental Press Journal of Orthodontics, a mais conceituada da Odontologia na America do Sul. Essa publicação é uma conquista muito grande para a área odontológica e para os pacientes de DTM – sobre a qual falaremos numa próxima postagem.
Aqui vão algumas fotos da comemoração da publicação do Termo. Esperamos que vocês se orgulhem desse progresso, como a comunidade odontológica se orgulha de proporcionar um avanço dessa natureza, prestando um serviço cada vez melhor aos seus pacientes.
Dra. Simone Carrara, Dr. Paulo Couti, Dra. Juliana Barbosa
boa noite , minha esposa tem dor de cabeca sem parar toma todos os tipos de remedio q emaginar e nao passa , eu nao sei o q fazer ,esta ate atrapalhando nosso casamento,ela ja fez todos os tipos de exame e nao da nada ,
Olá Vladimir,
No caso da sua esposa, é interessante fazer um exame clínico para identificarmos se a causa da dor de cabeça seria recorrente da Disfunção temporomandibular (DTM). O senhor mora em Brasília?
A dor de cabeça intensa realmente atrapalha o convívio social e precisa ser tratada. É comum o paciente relatar que já fez avaliação neurológica entre outros exames e não se identificou nada. Sabemos que essa especialidade é ainda desconhecida e por isso poucos profissionais sabem encaminhar quando o paciente apresenta DTM. O abuso de analgésicos também não é interessante e muitas vezes não tem efeito, por isso, quando necessário, administramos outros medicamentos.
Mesmo sem fazer essa avaliação inicial é interessante dar duas sugestões simples: peça para sua esposa sempre manter os dentes em posição de repouso ideal: desencostados, língua apoiada na papila incisal- na gengiva atrás dos incisivos centrais superiores (vulgarmente chamados, dentes de frente) -, respiração nasal. Deve-se ainda ingerir, no mínimo, 2 litros de água diários.
Estamos disponíveis para outros esclarecimentos.
Dra. Karina
A minha filha tem dor de cabeça frequente, sò que eu seio que ela tem DTM.Ja levei ela no dentista e ele prescreveu pra fazer fisioterapia e acunputura, depois disso as dores melhorou.Sò que agora começou tudo denovo, quais são os novos tratamento.Por favor me ajudei. Obrigado
Olá Neuma,
A fisioterapia e a acupuntura são paliativos. Se sua filha tem DTM, é interessante que ela seja acompanhada por um especialista na área de Disfunção Temporomandibular para que seja feito um diagnóstico mais preciso a respeito do caso dela.
Nos colocamos a disposição para ajudá-la caso more em Brasília. Se não for o caso, mande-nos um email [email protected] que podemos encaminhá-la a um bom profissional na sua cidade.
Equipe Simone Carrara
61-3245-1016
Somos um grupo de voluntários e começar uma nova iniciativa em uma comunidade. Seu blog nos forneceu informações valiosas para trabalhar. Você tem feito um trabalho maravilhoso!
Muito bom post.